Agroecologia e Movimento
PPPEA - Projeto Político-Pedagógico mediado pela Educação Ambiental
A convite do ICMBio, os integrates do Programa Agroecologia e Movimento foi a Guaratuba neste sábado, 25/05/24, para fazer uma exposição de projetos de educação ambiental na Festa Feira PPPEA na Praça, apresentando ações, como o Curso de extensão para os educadores de São José dos Pinhais "Uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como técnica de ensino e diversificação alimentar nas unidades educacionais. E também o trabalho realizado na comunidade do Jardim Independência com a implantação e condução de uma Agrofloresta Urbana pensandona garantiada segurança alimentar. Foi um dia muito proveitoso com receitas PANC, oficinas, muita conversa e troca de conhecimentos.
Publicação: 26/05/2024
18º Semear Conhecimento
No último sábado (27), o 18º Semear Conhecimento reuniu a comunidade local no Centro Acadêmico de Engenharia Florestal, no campus botânico da UFPR. Com oficinas, trocas de mudas e sementes, feira de artesanato, palco aberto e muito mais, os participantes desfrutaram de um dia de aprendizado, conexões e práticas sustentáveis. Este evento é fundamental para a troca de conhecimento e saberes, reunindo a comunidade externa e universitária, unindo grupos que compartilham experiências. O evento também uniu esforços na arrecadação de doações para a comunidade do Jardim Independência, incluindo roupas, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos.
Publicação: 29/04/2024
Ação de Páscoa no Jardim Independência
A ação aconteceu no ultimo dia 23, no Jardim Independência, em São José dos Pinhais. Os alunos da UFPR, em colaboração com estudantes de outras universidades como UTFPR, Unicesumar Tuiuti e PUCPR, realizaram a ação de Páscoa sob a orientação da professora Rosimeiry Gaspar. Na comunidade há uma agrofloresta urbana que foi feita pelos alunos e que desempenha um papel fundamental na segurança alimentar da comunidade, além de estimular o cultive local. Durante o evento, mais mudas foram plantadas para enriquecer ainda mais esse ambiente. Foram feitos 150 kits de doces com as doações arrecadadas, e as crianças foram agraciadas com momentos de alegria, desfrutando de atividades como cama elástica, futebol de sabão e pintura nos muros locais.